Cliché

Se pudéssemos passar 1 minuto, apenas 1 minuto apreciando, quer dizer, em frente a cada uma das obras do Louvre, seriam necessarios 4 meses para ver todo o acervo do museu (da pra calcular quantas obras estão la?). Descobri essa informação enquanto passeava de barco pelo rio Sena e tentava prestar atenção na guia turistica enquanto a passagem deslumbrante facilmente me distraia (no pretérito perfeito, teclado francês não me permite colocar os agudos). Fui levada à parte externa do bateau mouche e meus olhos congelaram. Sim, literalmente. Tudo por uma foto bem turistica em frente a Torre Eiffel.

Em meio a tanta curiosidade, voltemos ao Louvre. Era necessario escolher por onde começar... ja me contaram diferentes impressões da Monna Lisa, claro, então agora é a minha vez de ter a minha. Vamos la! Não, ela não é pequena. Ah, se comparada ao enorme quadro que esta na frente dela qualquer pintura fica pequena e, ja que tudo na vida depende de um referencial, a Monalisa é, eu diria, comovente (alias, ha muito em Paris que me comove). Ela esta sempre te olhando. Sempre. E com aquele sorriso agradavelmente impecavel, apesar de todos os flashes que tentam captura-la (ora, por isso ela precisa da proteção de vidro). Certamente vale a pena.
Depois, como boa turista, fui apreciar a Vênus de Milo, representação da Afrodite, deusa grega do amor. Mas não amei, não. No caminho pro Egito me deparei com a famosa escultura do farao, essa sim digna (me lembrou o programa Ra-tim-bum, meu preferido de infância). Estive em muitos filmes ao mesmo tempo nesse Louvre. Estive, também, dentro da tumba do filho sucessor de Ramsés II e nos aposentos de Napoleão III, um glamour que deixa a Champs-Elysée no chinelo. Foi impagavel! Quer dizer, me custou 15 euros (não se pode pensar em reais na Europa), porém posso visitar o Louvre quantas vezes eu quiser durante 1 ano, então agora finalmente fica uma boa dica: para menores de 26 anos que também têm a pretensão de desbravar o Louvre, compensa muito mais fazer a carte libre jeune do que pagar os 9,50 euros da entrada.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

noite-dia

E agora?