Beleza, por Milo Manara

"A beleza é um conceito difícil de explicar, pelo menos para mim. Mas vamos usar como exemplo um quadro muito famoso de Van Gogh, Os Comedores de Batata. A cena representa uma situação de extrema pobreza e miséria. Os personagens têm corpos representados com bastante feiura, deformados por um trabalho muito rígido. Estão vestidos com trapos e sua mesa miserável é iluminada com a luz vívida de um lampião. Os tons são escuros e esverdeados, tudo menos belos. Por quê? Vamos pegar outro exemplo. Existe um quadrinho muito famoso chamado Maus, de Art Spiegelman. Ele conta a história terrível do holocausto dos judeus nos campos de extermínio. Para contar aquela história, Spiegelman usou animais no lugar de humanos, fazendo com que ela parecesse ainda mais atroz. Os judeus são representados como ratos e os agentes da SS como gatos. Mas não são gatos e ratos desenhados como Walt Disney faria, o desenho é sujo, estranho, sem nenhuma elegância, e nós ainda dizemos que é um quadro belíssimo. Por quê? Dostoievski dizia que só a beleza poderia salvar o mundo. Pessoalmente, pelo pouco que vale a minha opinião, estou totalmente de acordo. É a beleza que um grande artista consegue enxergar nos comedores de batata e nos pobres ratos de Spiegelman. É a beleza que tem em todas as coisas e é preciso aprender a reconhecê-la. Claro, é muito mais fácil ver a beleza em uma bela mulher, no Corcovado ou num oceano em tempestade... Certamente, olhando uma bela mulher até eu penso que a beleza possa salvar o mundo."

Me sinto feito bailarina. Manara e Degas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

noite-dia

E agora?